Você certamente já deve ter visto berloque, pingentes, vasos e vários outros objetos feitos em murano, não é mesmo? Caso não saiba, o murano é um tipo de vidro composto por várias cores, o que traz um visual sofisticado para as peças fabricadas com esse material de forma artesanal.
O nome murano, vem de uma ilha que fica próxima à Veneza, na Itália, e que por muitos anos foi o local onde os artesãos fabricavam esses cristais, dando origem ao nome do material.
O fácil manuseio e adaptação dos vidros em murano, permitiam que os artesãos mais habilidosos criassem um número sem fim de formas e esculturas, podendo ser usada em berloques, acessórios, joias e vasos.
Nas principais joalherias do mundo, o murano faz bastante sucesso por suas cores estonteantes e a variedade de formas e peças. Cada acessório ou joia feita a partir desse cristal, será única de forma que nenhuma jamais será idêntica a outra. Isso porque qualquer peça de murano é feita a mão, seja um berloque, uma pulseira ou um colar.
Por este motivo, quando você compra algo feito de vidro de murano, você saberá que está recebendo uma joia exclusiva.
Os cristais de murano são criados e tratados de forma muito especial em vidro de sílica. São originários da ilha de Murano, na Itália, sendo um meio das belas artes e com uma história antiga de inovação para a época
Quando se pensa em vidro de murano a maioria relaciona a aqueles belos pingentes de vidro que na maioria das vezes só são vistos em Veneza. A maioria dos visitantes da cidade volta para casa com ao menos um berloque de cristal de murano feito à mão de maneira artesanal.
Como dissemos acima, Murano é um pequeno arquipélago formado por sete ilhas, a apenas 1 km de distância de Veneza. Os objetos de vidro produzidos nesta região são mundialmente conhecidos por sua qualidade e beleza, já que são feitos por meio de uma técnica artístico-artesanal, muito antiga.
Esta técnica, milenar, se caracteriza pelo brilho intenso, leveza do material, a mistura de formas e texturas. Em Murano, as peças são produzidas com a areia do Mar Adriático, de onde é retirada a sílica, matéria-prima do vidro.
Por ser uma região de águas calmas, a areia sofre menos atrito, o que resulta em uma maior qualidade para o trabalho dos artesãos.
A elasticidade desses vidros proporciona um número sem fim de formas a serem moldadas, desde esculturas e vasos grandes e pesados, até delicadas contas, que são utilizados em joias e em acessórios de berloque.
O murano é um tipo de cristal cheio de história. Inicialmente era fabricado somente no arquipélago de Murano, próximo de Veneza, na Itália, e sua tradição vem desde a idade média.
Hoje, com novas técnicas desenvolvidas, é possível produzir muranos cada vez mais coloridos e com detalhes cada vez mais diferentes. Além disso, este cristal está extremamente em alta no mundo das joias, sendo cada vez mais utilizados em peças sofisticadas, como o berloque, por exemplo.
Uma das características mais marcantes dos berloques em murano é o jogo entre o colorido e o transparente. Porém também há muranos em cores sólidas, com destaque, nesses casos, para as texturas e os detalhes mais delicados.
Os berloques feitos em murano não possuem apenas uma história bonita: além de serem feitos à mão de forma que nenhuma peça jamais será idêntica, o berloque de murano, também possui vantagens como:
Agora que você sabe tudo sobre os cristais em murano e a sua origem, é a hora de começar a integrar os berloques com esse cristal no seu estilo.
Venha conhecer as peças de murano da Foreli Berloques e deixe sua pulseira muito mais encantadora e colorida.