Como surgiram os berloques

Como montar sua pulseira de berloques
Como montar sua pulseira de berloques
4 de setembro de 2021
Conheça a diferença dos banhos de metal dos berloques
Conheça a diferença dos banhos de metal dos berloques
4 de setembro de 2021
Rate this post
Rate this post

Como surgiram os berloques

Os primeiros registros do uso de berloque surgiram há séculos, historiadores indicam que esses acessórios já eram usados no período pré-histórico, como amuleto de proteção para as civilizações mais antigas.

Desde então, seu uso foi se popularizando e evoluindo, ganhando formas, jeitos e significados durante cada época da história. Até se tornarem os berloques que conhecemos atualmente.

O que são berloques?

Também conhecidos como “charm”, os berloques são pequenos acessórios, muito parecidos com os pingentes. E são geralmente usados em pulseiras e correntes, de acordo com o gosto de cada um.

Essa característica de personalização própria, é o que torna o berloque um item especial. Afinal, ao invés de comprar uma pulseira com uma proposta pronta, você pode, por conta própria, escolher quais pingentes melhor se adaptam à sua estética, ao seu momento, e no seu tempo.

Evolução dos berloques

As versões e o uso de berloques que conhecemos hoje, são resultado de muitas transformações que este acessório passou. Pois, como citamos acima, o conceito do uso de berloque é algo muito antigo.

Abaixo separamos uma pequena linha do tempo para simplificar todas essas evoluções dessa peça.

Pré-história

Durante o período pré-histórico, pequenos acessórios feitos de ossos de animais, conchas do mar e outros elementos da natureza, eram utilizados com o objetivo de trazer proteção e também com uma espécie de amuleto contra espíritos do mal.

Egito Antigo

No Antigo Egito, eram usados como uma forma de identificação social das pessoas e também carregando o significado principal de proteção. Além disso, o berloque era

utilizado no período pós-morte, como uma forma de boa sorte. Isso pois os egípcios acreditavam que a partir desses itens eles seriam reconhecidos pelos deuses.

Império Romano

No Império Romano, os berloques eram bastante usados por cristãos e judeus. Os cristãos usavam pequenos peixes escondidos em suas roupas para se identificar entre si, já os judeus escreviam pequenas passagens da lei judaica e as colocavam nos seus amuletos, popularizando ainda mais o uso naquela época.

Era Contemporânea

Na era contemporânea a utilização do berloque começou a se popularizar a partir do uso dessas peças pela rainha Victoria e também pelo primeiro lançamento de uma pulseira com berloques em prata, pela Tiffany&Co.

Nessa época, muitas adolescentes americanas passaram a colecionar os berloques para compor suas pulseiras personalizadas. Portanto, foi nessa época que o conceito de usar os pingentes para marcar momentos importantes começou a fazer parte do modelo de pulseira.

Já nos anos 2000, o uso de berloque voltou a ser uma tendência que dura até os dias de hoje, muito por conta da sua capacidade de personalização, como também pelo seu aspecto vintage.

Como surgiram os berloques

Tipos de berloques

Hoje existem berloques com os temas mais variados e criativos possíveis, de acordo com a personalidade de cada um e trazendo significados únicos. Além disso sua composição pode contemplar diversos tipos:

  • Berloque pingente;
  • Berloque separador;
  • Berloque esmaltado;
  • Berloque com zircônia;
  • Berloque em Prata Branca;
  • Berloque em Prata Envelhecida.

Agora que você já sabe como surgiu o berloque e como foi a popularização do seu uso, que tal acrescentar esse item no seu dia a dia?

Na Foreli Berloques existe uma infinidade de modelos esperando por você!

Acesse o site e confira!

Os comentários estão encerrados.

Receba notícias e promoções