Forte tendência nos dias de hoje, o berloque já está entre nós há séculos.
Se engana quem pensa que o seu uso é uma exclusividade das nossas gerações. Na Pré-história, esses apetrechos já eram bastante utilizados.
Isso porque, serviam como uma espécie de talismã e amuleto de força e proteção para as populações da época. Eles eram confeccionados com pequenos ossos de animais e com conchas.
O berloque só começou a ganhar destaque com as civilizações do Egito antigo, pois eram usados para identificação e diferenciação no pós-morte, mas isso tudo sem perder o seu significado principal, o de proteção.
Dessa forma, com o passar do tempo foram se aperfeiçoando cada vez mais, ganhando novos significados e renovando as aparências até se tornar o berloque que conhecemos atualmente.
Seu significado original ainda permanece em alta, mas com o tempo novos sentidos foram ganhando espaço, como por exemplo: saúde, esperança, sorte e fortuna.
Além disso, os itens também podem traduzir hobbies favoritos, viagens inesquecíveis, gostos pessoais e traços de personalidade das pessoas.
Cada vez mais, o berloque está ganhando espaço e caindo no gosto da moda. O motivo? É a liberdade de personalização e a ideia de adaptar esse acessório ao estilo de qualquer pessoa.
Assim como a maioria das peças e acessórios da moda, os berloques passaram por grandes mudanças até se tornarem o que são hoje. A versatilidade que esse acessório traz, faz com que seja usado, tanto por mulheres, como por homens, independentemente da idade.
Dessa forma, é possível montar uma coleção de berloques de acordo com seus gostos, hobbies, personalidades e significados pessoais.
Como citamos, os berloques tem origem pré-histórica, sendo feito até mesmo com ossos de animais. No entanto, graças à sua popularização, novas formas de confecção começaram a ser exploradas.
No Egito antigo, além das conchas e ossos de pequenos animais, a argila também começou a ser utilizada para a produção de berloques. Ao longo dos anos e com o avanço das civilizações novos materiais foram sendo testados.
Até que em 1889 a tradicional joalheria norte-americana, Tiffany&Co lançou sua primeira pulseira com berloques em prata, valorizando a peça e dando início aos tipos de berloques que conhecemos nos dias de hoje.
Hoje em dia, os modelos de berloques estão presentes, em abundância, no mercado joalheiro. Além dos modelos em prata também é possível encontrar outros mais simples, em semijoias e bijuterias.
Além disso, a ideia de ter itens personalizados faz com que existam modelos de berloques para todos os tipos e gostos, sempre mantendo seu forte significado em destaque, tornando as peças únicas mesmo com toda a variedade.
O jeito mais comum de usar berloque é nas pulseiras, não é? Apesar de essa ser a maneira de uso mais tradicional, é possível também utilizar essa peça de diversas formas para trazer autenticidade para o visual, confira algumas formas abaixo.
Mais do que uma peça da moda, os berloques são joias verdadeiramente especiais. Isso porque elas estão relacionadas a um significado marcante de nossas vidas.
Dessa forma, a história de cada momento relevante fica marcada através de um berloque.
Quer marcar seu momento também?
Conheça os berloques da Foreli Berloques e se encante!
Na Foreli tem um berloque esperando por você.