A pele necessita de cuidados com a pele no verão e atenção redobrada. Por isso, entenda a importância da hidratação e os cuidados com a pele no verão.
Para entendermos mais sobre o verão é preciso saber que a radiação solar é ainda mais intensa sobre a Terra nessa estação, aumentando o risco de doenças, como é o caso do câncer da pele, queimaduras e outros problemas.
Durante o verão e o período de férias, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. Desta forma, a pele sofre com as temperaturas extremas e com os hábitos comuns da estação, como banhos frequentes, idas à piscina e mergulhos ao mar.
Todas essas práticas provocam e até mesmo agravam o ressecamento do nosso corpo, deixando a pele mais sensível e precisando de autocuidado.
Portanto, para passar por essa estação sem sentir as consequências é necessário tomar os devidos cuidados com a pele no verão.
Um dos principais cuidados com a pele no verão é atribuído à hidratação.
Tudo o que você precisa é apostar em protetores e cremes que possuem uma formulação mais hidratante. A dica é sempre olhar o rótulo do produto Assim, além de prevenir a pele dos danos provocados pela radiação solar, ajuda a fortalecer a pele, evitando o ressecamento.
Adquira produtos que tenham uma fórmula cheia de ativos que ajudam a acalmar e, ao mesmo tempo, restaurar a barreira cutânea, como ceramidas, glicerina, ácido hialurônico, entre outros. Já para o rosto, use um hidratante específico para a região.
Portanto, o ideal é investir em uma rotina de cuidados com a pele no verão para evitar o ressecamento da região causado pelo sol, cloro e sal do mar. Depois de tomar banho, com a pele ainda úmida, aplique no corpo um hidratante corporal que pode ser creme ou loção. Essas texturas são perfeitas para a pele que está sensibilizada depois da exposição solar.
Essas são algumas das dicas para intensificar a hidratação e evitar que o corpo seja prejudicado com o calor intenso. Além das dicas, separamos outros cuidados com a pele no verão que são indispensáveis. Acompanhe!
É fundamental tomar um banho de água doce à fim de realizar a retirada do sal do mar, além da areia do corpo, caso contrário, pode provocar o ressecamento da pele, além de facilitar a entrada de bactérias e microrganismos.
Tomar banho com água quente é um dos hábitos que precisa ser imediatamente mudado durante o verão, pois possuem uma alta tendência em prejudicar a hidratação da pele colaborando para o envelhecimento. Além disso, quando a pele entra em contato com a água quente a camada de gordura que serve como proteção é removida deixando o corpo ainda mais exposto.
Quando se trata da proteção da pele contra os raios UVA e UVB, é indicado a aplicação do produto como um dos cuidados com a pele no verão. É recomendado que o protetor seja dissipado pelo corpo em torno de 20 a 30 minutos antes do contato com o sol.
Evite usar roupas escuras pois elas possuem uma tendência de maior absorção aos raios ultravioleta. É indicado que os tecidos mais encorpados também sejam evitados pois estimulam a transpiração excessiva e dificultam a transpiração. Entre os tecidos mais indicados estão o algodão e o linho, outras alternativas são: tricoline, seda, malha e viscose. Evite tecidos sintéticos.
Dessa forma, para obter cuidados com a pele no verão, evite os horários de radiação intensa entre 10 e 16 horas. Outra solução é optar por alimentos grelhados, cozidos ou crus, além de muitas frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos.
Prefira ficar em locais com sombra e não esqueça de aplicar o protetor solar trinta minutos antes de se expor ao sol. Um dos principais cuidados com a pele no verão é estar atento ao surgimento de pintas irregulares ou manchas. Nesse caso, é imprescindível uma consulta com o dermatologista. Por fim, mas não menos importante, vale destacar a importância do consumo de água.
Com essas dicas de cuidados com a pele no verão, você pode aproveitar sus férias com muito mais tranquilidade.