O Outubro Rosa é uma campanha mundial, realizada com objetivo de alertar a sociedade, sobre os diagnósticos e tratamentos mais adequados para o câncer de mama.
A mobilização também tem o intuito de disseminar e promover o debate a respeito do tema, garantir um tratamento adequado para as pacientes e oferecer um suporte emocional e médico de qualidade.
Durante o mês, diversas instituições ao redor do mundo abordam o tema e estimulam a realização de exames e abordam práticas para a prevenção do câncer de mama. Essas iniciativas são fundamentais pois podem ajudar no diagnóstico precoce e salvar vidas.
Desenvolvido pela Fundação Susan G. Komen for the Cure o Outubro Rosa se tornou um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama durante a década de 1990, de lá para cá as campanhas e datas se popularizaram bastante, ajudando no compartilhamento de informações e na discussão sobre a conscientização e prevenção do câncer de mama.
O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.
Dessa forma, ocorre uma multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
Há vários tipos de câncer de mama, alguns têm desenvolvimento mais rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente apresentam bom prognóstico.
A conscientização sobre a doença e o investimento em novas pesquisas sobre o tema ajudaram a criar diversos avanços para a prevenção do câncer de mama. Atualmente, quanto mais cedo for o diagnóstico, mais chances da paciente se recuperar e levar uma vida normal.
Quando falamos em câncer de mama, muitas pessoas o associam a causas genéticas ou o avanço da idade. No entanto, existem outros fatores que podem ocasionar o surgimento da doença:
Vale ressaltar que essas informações não significam um diagnóstico pré estabelecido da doença, cada organismo age de uma maneira e as causas para o surgimento são muito particulares. Por este motivo, estar com os exames em dia é a melhor forma para a prevenção do câncer de mama.
Os cuidados com a saúde são uma ótima forma de minimizar os riscos dos câncer de mama. Segundo especialistas, ao adotar práticas saudáveis, estima-se uma redução de até 28% do risco de desenvolver a doença.
Entre as principais medidas estão, a prática de atividades físicas regularmente, alimentação saudável, exames preventivos, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas em excesso e manter a qualidade do sono.
Dessa forma, juntamente com as práticas do Outubro Rosa as chances de prevenção se tornam cada vez maiores.
A Foreli Berloques apoia esta causa!