Muitas pessoas se questionam sobre o que é autoimagem, logo podemos definir como um conceito essencial para vida emocional, social e psíquica. Sendo extremamente importante para transparecer uma boa imagem de si.
É aquilo que a pessoa consegue perceber e identificar na própria vida, como por exemplo os pensamentos, emoções, comportamentos e atitudes, e relacionar como isso afeta na maneira de enxergar o mundo.
Uma boa autoimagem está diretamente ligada à realidade, não sendo pessimista e nem otimista, apenas sendo real. A sua função é criar para a pessoa uma forma de se conhecer, lidar com situações inesperadas e a organizar a própria vida.
Esse processo define como as pessoas se sentem, agem e se comportam diante das mais diversas situações da vida. Sendo cada ação, um resultado direto do que acreditam ser a autoimagem.
Grande parte das nossas expressões e atos indiretos de comunicação são inconscientes, então se você não se vê de forma positiva, é isso que irá comunicar. Ter uma autoimagem negativa vai influenciar na sua confiança e autoestima.
Não basta apenas ter uma boa imagem e aparência externa, pois o resultado vem da forma que vê se enxerga no mundo. A influência negativa ou positiva que vem de dentro é a que vai dizer como te veem.
A autoimagem se refere ao que você pensa e conhece de si, sendo a principal responsável por ditar a autoestima e a confiança. Existem vários pontos que esse processo trabalha, tanto físico como psicológico.
Abaixo separamos alguns cuidados essenciais para quem está em busca de melhores o processo:
Seguindo esses passos e começando a colocá-los em prática, é possível a cada dia desenvolver e melhorar a autoimagem. Com isso trazendo ótimos resultados para vida pessoal, profissional e social.
Durante a vida, a nossa imagem passa por diversas mudanças que são criadas a partir do que acreditamos e pelas experiências vividas. Isso faz com que se crie um senso de identidade e também algumas barreiras que precisam ser vencidas.
Juntamente com processo de comparação com o outro, que podem afetar diretamente a confiança, a autoestima e atrapalhar o desenvolvimento da autoimagem.
Por este motivo, a forma de construir as relações e os sentimentos internos acabam orientando as ações que serão tomadas ao longo da vida. Quanto mais as ações estão de acordo com o que nos agrada, mais fácil fica a construção de uma imagem positiva de si.
Atualmente com as redes sociais cada vez mais em alta, é comum mostrar uma imagem diferente do que é a verdadeira realidade. Mas será que esse processo ajuda no desenvolvimento de quem somos?
A busca por uma perfeição que não existe, muitas vezes pode atrapalhar a busca por uma autoimagem positiva, comprimentado a autoestima e a confiança e se baseando apenas na popularidade das redes.
Nesse contexto, o mais importante é estar em harmonia com o que gostamos de fazer para dessa forma encontrar um ponto de equilíbrio para a vida.