O Setembro Amarelo é uma campanha realizada anualmente com o intuito de informar e orientar a população sobre a prevenção ao suicídio. Ato que geralmente é causado por distúrbios relacionados à depressão, por exemplo.
Mesmo com tantos casos e com taxas cada vez maiores, ainda existe uma barreira que impede o amplo debate sobre o assunto. Por este motivo, o Setembro Amarelo visa disseminar as informações relacionadas ao tema.
A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram em Brasília.
Após isso, já no ano seguinte, várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também participaram, dessa forma popularizando ainda mais o Setembro Amarelo.
A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP), definiu que o dia 10 de setembro é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
O principal objetivo da campanha é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Os criadores do Setembro Amarelo entendem que melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.
Por este motivo, durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas que afetam a saúde mental e podem levar pessoas a cometerem esse ato.
Com a ampliação de debates sobre o tema, surgem muitas dúvidas relacionadas aos motivos que levam as pessoas a cometerem suícidio. Na grande maioria dos casos esses atos estão diretamente ligados à depressão.
Mas você sabe como ajudar uma pessoa com depressão? Se alguém próximo a você está passando por um momento como esse, saiba que a ajuda de pessoas próximas é fundamental.
Oferecer um ombro amigo e orientá-los a buscar a ajuda de profissionais são algumas das atitudes que podem salvar vidas. Infelizmente, muitos dos transtornos mentais ainda são muito estigmatizados, o que pode tornar o diagnóstico um pouco mais difícil.
Dessa forma, as pessoas que estão enfrentando a depressão ou quadros de pré depressão podem disfarçar os sinais ou esconder a doença mascarando os sintomas com o abuso de álcool e drogas, prática que pode acentuar ainda mais o problema.
Por isso, é importante saber identificar os sintomas da depressão e em seguida, ir com cuidado até descobrir a melhor abordagem para ajudar a pessoa que está apresentando sinais depressivos.
Abaixo separamos algumas dicas fundamentais de como ajudar uma pessoa com depressão:
Queixas constantes de doenças ou dores, assim como a falta de energia, são outros sinais de alerta. Se identificar possíveis sinais é hora de ajudar.
Para emergência de saúde mental ou potenciais indicações de suicidio, ligue para um hospital, para uma instituição de saúde mental ou contate o CVV — Centro de Valorização da Vida, através do telefone 141.
A Foreli Berloques apoia esta causa!