A pandemia do coronavírus veio para mudar a forma de consumo, os hábitos e muitas outras coisas. Como consequência, ganhamos um novo acessório nada agradável que está fazendo parte da rotina de quem precisa sair de casa: a máscara de tecido.
A máscara ajuda a combater a disseminação do vírus, mas você reparou em alguma mudança na pele do seu rosto exatamente na região onde a máscara fica? Pois é, essa proteção está causando a maskne, uma situação bem chata que o blog da Foreli Berloques vai te explicar como acontece e o que fazer para prevenir. Confira!
O termo maskne é a junção das palavras em inglês mask (máscara) com acne. Esse termo já é muito conhecido entre os profissionais de saúde que usam a proteção muito antes da pandemia.
Chamada de acne mecânica pelos dermatologistas, essas espinhas acontecem por fatores externos, como o atrito entre o tecido e a pele e a sensação de abafamento, proporcionando a oleosidade e a formação das terríveis espinhas, situação completamente diferente dos fatores hormonais que acabam causando outro fator: o mapa das espinhas.
Agora que sabemos o que é maskne, é preciso saber quais são as dicas e cuidados necessários para tratar e evitar o problema de espinhas.
Ritual de cuidados: Se você é pratica o skincare diário, pode incluir na rotina de limpeza de pele uma limpeza do rosto com o sabonete adequado para sua pele e em seguida, usar tonificante e um bom creme hidratante. Se você precisa sair de casa, use o protetor solar e depois da absorção do produto, coloque a sua máscara.
Escolha bem a sua maquiagem: Se mesmo usando a máscara você ainda está usando maquiagem, é hora de saber mais sobre a composição. Procure por produtos à base de água, com toque seco e efeito matte que não promovem o acúmulo de oleosidade na pele.
Hidrate-se: Essa é dica é muito importante em qualquer situação. Beba, pelo menos, 2 litros de água por dia. Um organismo bem hidratado promove uma pele saudável.
Mãos sempre limpas: Lave as mãos é o ato mais saudável e que representa os cuidados durante a pandemia. Manter as mãos sempre limpas também ajuda a evitar o acúmulo de sujeira e bactérias no rosto, uma região onde sempre estamos colocando as mãos.
Escolha bem a máscara: Máscaras de algodão são as melhores opções para se proteger contra o coronavírus e causam menos atrito na pele. Uma outra dica importante: troque as máscaras com frequência, de preferência, a cada três horas ou quando sentir que a máscara está úmida.
Limpeza de pele: Repita a rotina de limpeza de pele quando voltar para casa. Assim é possível eliminar a oleosidade e remover sujeiras e maquiagem, deixando a pele mais saudável.
E lembre-se: Ainda estamos vivendo a pandemia do coronavírus e precisamos usar máscara para sair de casa. Cuide de sua saúde e de quem você ama.
Gostou de conferir as dicas de cuidados com a pele para evitar a maskne? Aproveite para conferir as novidades em berloques de prata que já estão disponíveis na Foreli Berloques.